As adegas são os lugares designados especialmente para a guarda e a maturação do vinho. Numa adega climatizada, vários factores como temperatura e humidade são controlados por sistemas eletrônicos. Em contraste, as melhores adegas ainda são aquelas sob a terra, sem sistemas controladores, implantadas em locais cuidadosamente estudados. Estima-se que a Casa Moët & Chandon, de Champagne – França, tenha cerca de 28 km de túneis onde descansam seus vinhos antes de ser comercializados. Como temos a dificuldade de termos uma dessas Adegas Subterrânea Cuidadosamente Estudada as Adegas Climatizadas são a melhor maneira de guardarmos nosso vinho numa temperatura controlada. Alguns exemplos:
Adegas Climatizadas para Vinho Tocave
Adegas Climatizadaspara Vinhos Dynasty
Adegas Climatizadas para Vinhos EasyCooler
Adegas Climatizadas para Vinhos Eletrolux
Adegas Climatizadas para Vinhos Midea
Adegas Climatizadas para Vinhos Art Des Caves
Dicas e Informações: É muito importante que haja uma boa harmonia entre o vinho e a comida. Como regra geral as carnes e massas devem ser acompanhadas por vinhos tintos enquanto os peixes e frutos do mar ficam melhores com os vinhos brancos. Porém isso nem sempre é verdade. O que se deve levar em consideração ao escolher o vinho é a qualidade e o sabor dos ingredientes do prato que se vai degustar. Um alimento feito à base de temperos fortes, seja carne ou peixe, deve ser acompanhado com um vinho igualmente encorpado enquanto um prato mais leve merece um vinho leve. Essa boa combinação entre o prato e o vinho chama-se “harmonização”.
Adegas Climatizadas para Vinhos Elettromec
Adegas Climatizadas para Vinhos Fuxin
O único meio de produzir um copo específico para determinado vinho é experimentando-o. Utilizam-se vários tipos diferentes de taças – mais ou menos arredondadas, mais abertas, mais fechadas, mais estreitas, etc. – e faz-se a degustação com grande número de enólogos que irão determinar em qual tipo de copo o vinho ganha em qualidade. O formato escolhido passa a ser utilizado para aquele tipo de uva, vinho ou região específica. A Riedel costuma fazer esse tipo de degustação regularmente.
Adegas Climatizadas para Vinhos Springer
- É um remanescente histórico da era em que as garrafas eram feitas artesanalmente, sopradas através de um cano. Essa técnica deixava uma ponta na base da garrafa, fazendo com que fosse necessária a concavidade para que essa ponta não arranhasse a mesa ou deixasse a garrafa instável (sem equilíbrio).
- Teria a função de deixar a garrafa mais estável, já que uma pequena imperfeição na mesa seria suficiente para desestabilizar uma garrafa de fundo plano.
- Consolida os sedimentos em um anel espesso no fundo da garrafa, diminuindo a quantidade de resíduos despejada nas taças, ao ser servido o vinho.
- Aumenta a resistência das garrafas, permitindo que armazenem vinhos ou champanhe com pressão mais elevada.
- Mantém as garrafas fixas em pinos de esteiras condutoras nas linhas de produção onde as garrafas são preenchidas.
- Acomoda os dedos, facilidando o serviço do vinho.
- De acordo com a lenda, a concavidade era usada pelos servos. Eles frequentemente sabiam mais que seus mestres sobre o que se passava na cidade e, com o dedo colocado na concavidade, sinalizavam caso o convidado não fosse confiável.
- Disponibiliza uma melhor pegada manual para a produção tradicional de vinho espumante.
- Diminui o volume real da garrafa, dando a falsa impressão de que se está levando mais vinho que a quantidade real.
- As tavernas possuíam um pino de aço verticalmente fixado no bar, onde as garrafas vazias teriam seus fundos perfurados de modo a garantir que não seriam cheias novamente.
- A concavidade age como uma lente, refratando a luz e tornando a cor do vinho mais chamativa.
- Diminui a chance de a garrafa ressonar durante o transporte.
- Permite o empilhamento mais fácil das garrafas.
Fonte das Dicas e Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho#Servi.C3.A7o_do_vinho
Endereço: R. Labatut, 166 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04214-000